"MAS VINDO CRISTO, O SUMO SACERDOTE DOS BENS FUTUROS, POR UM MAIOR E MAIS PERFEITO TABERNÁCULO, NÃO FEITO POR MÃOS,ISTO É, NÃO DESTA CRIAÇÃO.
NEM POR SANGUE DE BODES E BEZERROS, MAS POR SEU PROPRIO SANGUE,ENTROU UMA VEZ NO SANTUÁRIO, HAVENDO EFETUADO UMA ETERNA REDENÇAO...
...E POR ISSO É MEDIADOR DUM NOVO TESTAMENTO (PACTO,ALIANÇA),PARA QUE, INTERVINDO A MORTE PARA REMISSÃO DAS TRANSGRESSÕES (PERDÃO DE PECADOS) QUE HAVIA DEIXADO DO PRIMEIRO TESTAMENTO (LEI), OS CHAMADOS RECEBAM A PROMESSA DA HERANÇA ETERNA." Hb 9.11 e 15
Cristo trouxe a nós uma Nova Aliança. A primeira, centralizada ao redor dos cultos do Tabernáculo e dos Dez Mandamentos, ja tinha cumprido seu propósito (Rm 5.13 e 20). Através da Lei conhecemos o valor da graça, da nova aliança. Se não houvesse a lei, o pecado nao seria imputado.
Ex: se nao houvesse o codigo penal determinando o que é crime,nao haveria crime. Não poderia punir uma ação visto que esta não está determinada em alguma lei como proibida.(Rm 3.20) pela Lei vem o conhecimento do pecado;(Rm 3.28) o homem é justificado pela fé sem as obras da Lei.
A Lei era rigorosa e impossível de ser cumprida em sua totalidade.Deus precisava gravar na mente do homem o real valor do sacrificio de Jesus como único meio de se chegar à ser justificado perante Deus.
Tg 2.10 diz: " Por que qualquer que guardar toda a lei e tropeçar em um só ponto,tornou-se culpado de todos."
Portanto Jesus veio ao mundo para derramar o sangue puro e suficiente para perdoar os pecados da humanidade. (Rm 5.18-21) por um homem entrou o pecado no mundo(Adão) e por um homem veio a salvação (Jesus).
"Se o Filho do Homem vos libertar, verdadeiramente sereis livres".
Em Jesus fomos libertos do pecado, do peso, da culpa, do medo, da condenação. Fomos salvos pela graça (dom imerecido), fomos justificados pela fé e não por obras.
O sangue de Jesus, passaporte para a Nova Aliança,nao nos exime de nossas responsabilidades perante Deus. Cabe a nós buscar o arrependimento e a santificação, doutra forma não veremos a Deus. (Rm 6.14 e 15) "Por que o pecado não terá domínio sobre vós,pois não estais debaixo da lei,mas debaixo da graça.
Pois quê? Pecaremos pq não estamos debaixo da lei,mas debaixo da graça? de modo nenhum."
A graça não é desculpa para sairmos pecando e a Lei nao é argumento para se colocar medo e peso sobre os ombros de quem Jesus já libertou.
(Gl 5.1) Estar firmes na liberdade com que Cristo vos libertou. Paulo está falando sobre a discussão que havia entre os que achavam que os gentios convertidos teriam de ser circuncidados(costume judeu de retirar a pele que cobre o penis) e os que achavam que não era preciso. Veja, hoje em dia há muitos que super valorizam os costumes da Lei e esquecem o valor da graça. Impõem um evangelho de medo e culpa e criam doutrinas e regras que não tem base bíblica, são apenas ponto de vista pessoal. Os costumes e determinaçoes do Antigo Testamento, as obrigaçoes rituais,não são para nós hoje. Quando Pedro teve a visão do lençol que descia com todo o tipo de animais considerados impuros e Deus mandou que ele matasse e comesse, sua reaçao foi de recusa.Ele disse que não poderia comer coisas impuras e a resposta de Deus foi linda:nao considere impuro aquilo que eu purifiquei. Deus está demostrando uma particularidade da Nova Aliança, a liberdade para escolher o que comer,mais que isso, estava preparando os apostolos para aceitar os gentios e Paulo briga pela liberdade deles enquanto igreja,não deixando q se colocasse peso sobre eles.
Eu termino com I Co 7.22,23 "Por que o que é chamado pelo Senhor, sendo servo, é liberto do Senhor; e da mesma maneira tb o que é chamado sendo livre, servo é de Cristo. Foste comprados por bom preço; nao vos façais servos dos homens."
Leia a Palavra e conheça as ordenanças da Nova Aliança e não deixe que te coloquem peso da Lei. O pecado não terá dominio sobre vós, e se pecardes tendes um advogado no céu: Jesus Cristo. Ele derramou um sangue precioso para rasgar o véu e te dar acesso a Deus. Não se sinta indigno ou incapaz de se chegar a Deus,não se afaste dele por que ele é poderoso para tornar seu pecado vermelho como a escarlate, branco como a neve. Se há em teu coração sinceridade e arrependimento, adore a Deus e sinta todo grilhão da vergonha e da culpa sair de você e ser quebrado agora. quem te acusará diante do Rei da Glória que tudo fez por te amar. Seja abençoado e liberto pelo poder da Cruz e nao da Lei.
Se você se encontra triste, fraco ou envergonhado, saiba que a tristeza é necessaria para te levar ao arrependimento,mas não para te impedir de prosseguir ou te fazer sentir inferior. Você está em uma Nova Aliança, a do Sangue do Cordeiro!!!!! Gloria a Deus!!!! Pois somos todos indignos sem este sangue sobre nós,mas por ele feitos herdeiros de Deus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário