Que satisfação deve sentir um agricultor que trabalhou sol a sol cuidando de sua plantação vê-la em flor!!
Quantos cuidados, planos de colheita e expectativas permeiam seu coração durante o processo de plantio. Ele revolve a terra, retira raízes velhas, aduba, rega, prepara a semente e dia após dia espera os ramos florescerem e os frutos brotarem. Ele sabe também que essa fase de plantação em flor significa que brevemente haverá boa colheita. A esperança então acalma seu coração na certeza de ter feito um bom trabalho. Ele pode dormir na certeza de que será uma questão de tempo a sua recompensa. Que maravilha!!!!
Mas é nessa época que aparece um grande perigo nas vinhas. As raposinhas entram sorrateiramente para devastar e levar os brotos, levando consigo o tempo de dedicação, a certeza de boa colheita e de tudo que fora investido na plantação.
Imagino então, o agricultor acordando pela manhã e se deparando com sua vinha sem flor, sem brotos...que dor, e agora? estava tão perto a colheita! tanto trabalho por nada? como recomeçar?
Nossa vida é assim também. Nos envolvemos com um sonho, um projeto, trabalhamos no processo de desenvolvimento dele. Oramos, cremos, profetizamos, jejuamos, investimos energia psiquica, emocional, espiritual, física e cada dia trabalhamos árduamente em prol da meta que desejamos alcançar. Tudo parece correr bem. Há fé, busca, portas abertas e uma força interior enorme que nos impulsiona a colocar a mão no arado. Todavia, assim como no plantio natural o agricultor deve estar atento a fase do florescer, ou seja, a fase que precede a colheita, nós também precisamos estar atentos, pois nessa fase aparecem as sutis e imperceptíveis raposinhas ávidas por roubar não só nosso investimento mas tambem a colheita.
Neemias e todo o povo estavam edificando os muros de Jerusalém. Quando Sambalate e Tobias souberam, muito indignados foram tentar demover o coraçao dos judeus do seu objetivo. Começaram com a sutileza do escarneo. Chamaram os judeus de fracos, desprezaram o esforço do povo e colocaram em duvida a capacidade do trabalho deles. Disseram que ainda que eles conseguissem terminar a construção dos muros, uma simples raposa poderia derruba-los. Sambalate e Tobias estavam tentando roubar a fé, a perseverança, a auto-estima, a alegria, a esperança, a tranquilidade que são as flores que se transformarão em frutos, em sonhos realizados, projetos concretizados. Roubando essas flores, devastando a vinha do povo, com certeza eles parariam a obra e não chegariam a ver o fruto do seu trabalho.
Em Neemias 4.9 lemos que eles, ao perceberem a ameaça dos inimigos oraram e colocaram guardas de dia e de noite. Ah!!! aquelas raposas e raposinhas não iam pegar Neemias desatento, dormindo, distraído ou confiante demais em sua capacidade. Não,não, ele montou guarda no natural e no sobrenatural. trabalhavam,vigiavam e oravam. Montavam estratégias a cada ameaça. Se fosse alí uma vinha de verdade, talvez Neemias teria cercado a plantação, colocado guarda, armadilhas para pegar raposas. A colheita, a recompensa tão perto não pode ser perdida.
Quando você percebe que sua vitoria está proxima, CUIDADO!!! não esmoreça, não se descuide, não se deslumbre com o que há de vir, monte guarda, fique atento as raposinhas que tentam sutilmente entrar em teu coração. São palavras de descredito, são sentenças que colocam duvidas em tua mente, são palavras que tentam desfocar tua visão dizendo que você não vai conseguir, que ninguém conseguiu até hoje, dizendo que você é fraco, que essa obra é grande demais pra você. Fique atento às raposinhas que vem gentilmente, devagarinho, sorrateiramente plantar duvidas em teu coraçao e no lugar da fé vem a duvida, no lugar da alegria e da esperança vem a tristeza e o desanimo, e voce não tem mais o entusiasmo,mas se entrega ao pessimismo, ao conformismo e ao fracasso. Depois, não sabe o que aconteceu.
Quando Israel estava às portas da Terra Prometida, 12 espias foram investigar o povo, a mando de Moisés, que alí habitava e quando voltaram somente 2, Josué e Calebe acreditaram nas promessas de Deus(Nm 14), os outros deixaram as raposinhas levarem todas as experiencias de milagres vividas na caminhada desde a saída do Egito. Esqueceram da abertura do Mar Vermelho, da agua saindo da rocha, do maná, das codornizes, ou seja, estavam tão perto da colheita e deixaram entrar as raposinhas. A colheita foi perdida, eles jamais puderam entrar na tão sonhada Terra.
Cuide do seu plantio, ao ver as primeiras flores, a esperança da colheita, fique atento, não perca o foco da visão, monte guarda nos lábios, nos ouvidos, no coração.
Deus abençoe sua colheita!!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário